Cursos Topografia de Cavernas

O EGB ministra cursos de topografia de cavernas aos seus associados, com a finalidade de incrementar a atividades de mapeamento das cavidades exploradas pelo grupo.

O curso visa ensinar aos alunos o manuseio correto dos equipamentos em campo, tais como planilhas de anotação, trenas, bússolas e clinômetros. Aborda-se também a resolução de problemas típicos, noções de cartografia, orientação, cortes e visão tridimensional das cavidades, além da elaboração de croquis e mapas.

Atualmente o curso consta com 12 horas/aula teóricas e 8 horas/aula práticas, e ocorre de  1 a 2 vezes ao ano, conforme disponibilidade de instrutores e alunos.

Em um projeto-piloto o EGB também está oferecendo aos sócios o curso de Topografia Digital de Cavernas, dividido em 2 módulos. No primeiro os equipamentos tradicionais são substituídos por trena Leica Disto X adaptada para topografia de cavernas e dispositivo Android (tablet ou celular) , sincronizados via Bluetooth, o que acarreta na diminuição da equipe e eliminação de erros de transcrição de dados, além de maior agilidade no mapeamento em campo. Já no segundo, trabalhamos com o Therion, software especilizado na produção de mapas de cavernas.

Apesar de não haver um curso específico, é tradição no EGB que os novos croquistas recebam a tutoria de um membro mais experiente que acompanhe sua formação até a independência no mapeamento das cavernas.

Todos os sócios que concluem o curso e apresentam mapa da caverna trabalhada em campo, auferem do certificado de conclusão do curso.

Por: Paulo Arenas (EGB-195)