Resumo da Reunião Ordinária do EGB de 25 de maio de 2021

Presidida por Rafael Grudka e secretariada por Bernardo Bianchetti. Reunião iniciada às 19:15.

  1. Letícia aprestou que até o momento 14 pessoas já acertaram a 2ª semestralidade do EGB. O prazo para pagamentos é até o dia 01/06/2021.
  2. Grudka informou que os últimos documentos para o lavramento da ata da última assembleia foram obtidos e que levaria a ata ao cartório hoje, dia 26/05/2021. Letícia sugeriu que fosse feito um novo passo-a-passo para facilitar as próximas averbações, uma vez que o modelo anterior era para atas físicas, ao contrário desta que é digital.
  3. Há 2 semanas, Fabio Ono apresentou a possibilidade de participação do EGB no programa ‘Acelera Cerrado’. Este consiste em um projeto de capacitação, gratuito e 100% online, para Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham para a conservação do Cerrado brasileiro, com o objetivo de fortalecer suas capacidades de gestão e de atingir resultados positivos relacionados a seus propósito individuais. Como acordado, Grudka fez a inscrição do EGB e informou que o grupo já foi aprovado na primeira fase do programa. Nesta terça (25/05/21), foi realizada a segunda fase, composta por uma entrevista onde foram apresentadas comprovações de atuação do EGB. A resposta da 2ª fase sairá na próxima segunda-feira, dia 31/05/21 e a previsão de início é já ao longo da próxima semana. Serão selecionadas ao todo 40 instituições. Para tal, a instituição deve contar com voluntários para o acompanhamento do projeto. São demandadas 2 dias por semana no período da manhã que sejam comprometidos e que tenha autonomia de decisão. Bernardo e Edvard se voluntariaram. Fábio e Newton se comprometeram a apoiar a ação.
  4. Newton apresentou a proposta realizada entre o EGB e a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe/SBE) de implementar cursos regionais capacitantes com a finalidade de formação de instrutores chancelados em algumas das matérias previstas pela eBRe (em especial aqueles de formação básica). Deste modo, o Departamento de Cursos do EGB lançou o informativo que solicita a submissão de currículos dos interessados. Tendo em vista o caráter regional da ação, também foram abertas vagas a outros grupos, tendo-se já inscrições do GREGEO e do GEMA. O calendário destas ações ainda será proposto.
  5. Informes gerais:
    • Daniel Biagioni ficou de ver a possibilidade de produção de novas mochilas para a lojinha.
    • A Comissão Organizadora do 36º CBE está realizando os convites aos palestrantes das mesas redondas, conforme os macrotemas propostos.
    • Bernardo irá verificar com a contadora do EGB a possibilidade de venda dos livros para as associações em Portugal.

Presentes: Bernardo Bianchetti, Fabiana Ganem, Edvard Magalhães, Letícia Moraes, Newton Lavoyer, Nicolas Oliveira e Rafael Grudka.

Reunião finalizada às 21:00.