Como se tornar um sócio do EGB?
A primeira coisa que se deve pensar antes de responder a esse questionamento é tirar suas dúvidas quanto ao grupo e suas atividades!
O que faz um espeleólogo? O que é o EGB? Eu realmente quero fazer parte disso? Como posso ajudar nesse meio? Não conheço nada disso, será que posso ser útil? Como é feito o trabalho do EGB?
Então vamos esclarecer algumas coisas de forma breve e sucinta agora!
Espeleologia – é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo. (Wikipédia)
Espeleólogo – pessoa capacitada a realizar trabalhos espeleológicos
O Espeleo Grupo de Brasília (EGB) é uma Associação não governamental criada em 1977 que, de forma voluntária, realiza estudos e ações de conservação do meio cárstico, dentre outras ações.
Conhecendo melhor esse trabalho lembramos que todo e qualquer cidadão pode participar das reuniões públicas do grupo, e dessa forma começar a entender melhor o mundo espeleológico.
E então, como posso me associar a este grupo?
O EGB oferece além das reuniões semanais, cursos de Noções Básicas em Espeleologia pelo menos 3 vezes ao ano (pré agendadas e disponíveis para consulta no calendário anual). Esses cursos são a oportunidade de conhecer melhor sobre a espeleologia e de visitar uma caverna com uma visão diferenciada. Dessa forma o aluno tem a chance de avaliar se realmente tem interesse e/ou simpatia sobre essa atividade. E nesse momento não estamos falando de aptidões específicas ou técnicas, apenas vontade e identificação pessoal com o meio.
Após o Curso de Noções Básicas o aluno pode ou não preencher uma Ficha de Intenção de Associação. Caso opte por preencher o formulário entra em um período de análise pela diretoria vigente que pode durar um período de 3 meses (mínimo) até 6 meses (máximo) de acordo com o estatuto do grupo, para ser aprovado ou não a se associar. Essa análise é feita pela diretoria com o intuito de verificar o real interesse do candidato quanto ao grupo e o meio cavernícula.
Ao término do período de análise do perfil do candidato, a diretoria irá anunciar em reunião aberta os nomes dos candidatos aprovados. A partir desse momento o Tesoureiro do grupo entrará em contato com cada um, individualmente, para passar detalhes sobre valores correspondentes de semestralidades e solicitação de dados básicos para efetivação do cadastro e nessa etapa a Secretaria do grupo disponibiliza o número de associação de cada um dos novos sócios.
Lembramos que para associar-se é necessário que o candidato participe do Curso de Noções Básicas de Espeleologia. O EGB oferece este curso várias vezes por ano. Veja quando será o próximo em nossa agenda.