8º Curso Básico de Espeleoresgate – 2017

O Espeleo Grupo de Brasília (EGB), em parceria com a Federação Francesa de Espeleologia (FFS) e o Espeleo Socorro Francês (SSF), realizou o 8º Curso de Espeleorresgate no Brasil. O curso foi focado nas particularidades das cavernas em nosso território e apresentou as técnicas próprias de resgate em cavernas desenvolvidas na Europa. O curso teve como base os protocolos e técnicas de resgate desenvolvidos, nos últimos 30 anos, pelo Espeleo Socorro Francês (SSF), entidade consolidada em toda Europa, que possui mais de um milhão de horas de prática em resgate em ambiente subterrâneo e estrutura de mais de dois mil socorristas cadastrados.

A equipe de instrutores estrangeiros é formada por espeleólogos do SSF,  e os instrutores brasileiros foram os que se formaram em cursos anteriores, além disso, o curso contou com o apoio de instrutores em treinamento. Os instrutores possuem amplo conhecimento das técnicas, das dificuldades dos ambientes cavernícolas e das particularidades do carste brasileiro. Tanto os instrutores franceses quanto os instrutores brasileiros são bastante experientes e já participaram de diversas expedições espeleológicas em diferentes regiões do Brasil nos últimos vinte anos.

O Curso Básico de Espeleorresgate é voltado, em especial, aos espeleólogos brasileiros e da América Latina, profissionais de empresas de consultoria ambiental, guias turísticos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, profissionais de trabalho em altura, profissionais da saúde (médicos de emergência e enfermeiros), profissionais da área da defesa civil (bombeiros civis e militares, policiais e militares das Forças Armadas) e integrantes de instituições governamentais de meio ambiente e de turismo municipais, estaduais e federais.

O curso foi realizado na Unidade de Conservação Federal (UC) Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, criada em 1999, com 56.400 hectares e 198 cavernas cadastradas no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV/ICMBio. A UC possui plano de manejo espeleológico e foi equipada, recentemente, com estruturas de uso público para atender à demanda do turismo da região.

O próximo curso ocorrerá no segundo semestre de 2019. Acompanhe por aqui.