Presidida por Rodrigo Severo e Secretariada por Regianne Kelly
1- Ofício IBRAM: Recebemos Circular SEI-GDF nº 8/2019 – IBRAM/PRESI do IBRAM convidando para Oficina de Planejamento Participativo do Plano de Manejo do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico Morro da Pedreira, dia 29/06/19 – sábado. Foi discutida na reunião a linha estratégica para discussão durante a oficina, para incentivar e cobrar que haja mais estudos espeleológicos para determinação dos potenciais de utilização das cavernas na UC, e classificação das mesmas no zoneamento mais restritivo possível até que sejam feitos estes estudos. Paulo Arenas e Regianne Kelly participarão da Oficina representando o EGB. Demais sócios que queiram integrar podem entrar em contato com Paulo ou Regianne.
2- Nova Diretoria SBE: No dia 22 de junho de 2019 aconteceu a votação para a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Espeleologia-SBE. A chapa foi eleita com 81 votos, 6 abstenções e 03 votos contra a chapa, totalizando 90 votos.
Nova Diretoria da SBE-2019-2021:
Presidente: Allan Calux, Meandros, MG.
Vice-Presidente: Elvis Barbosa, UESC e Espeleonordeste, BA
Tesoureiro: Paulo Arenas, EGB, DF.
1° Secretário: Gisele Sessegolo, GEEP-Açungui, PR.
2° Secretário: Rafael Fonseca, EGRIC, SP
O EGB parabeniza a nova diretoria da SBE. Aproveitamos o ensejo para desejar votos de êxito e sucesso nessa nova etapa, e colocamo-nos a disposição.
3- Apoio saída ECOS – teste Rádios: Josh Carreiro, doutorando da Eng. Elétrica da UnB, entrou em contato com o EGB, pedindo apoio para saída na Gruta dos ECOS para teste de protótipo de rádio por ondas eletromagnéticas. Foi acordado apoio em duas saídas, uma neste sábado (29/06/19) para marcação dos locais do teste, e próximo sábado (06/07/19) para levar o aparelho para parte interna e externa da gruta. Precisamos de sócios para apoio dia 06/07, devido às dimensões e fragilidades do equipamento. Interessados podem procurar a sócia Regianne.
4- Resultado do Censo: Foram apresentados alguns resultados do Censo Espeleológico 2018/2019 durante o 35º CBE. Ao todo houve 603 respondentes do censo. O DF foi o terceiro estado em maior número absoluto de espeleólogos registrados e possui predominantemente características técnicas. Os dados do censo serão disponibilizados no novo site da SBE, a ser lançado em breve.
5- CBE 2021: Houve a proposta de duas cidades sedes para 2021: Brasília e Cuiabá. Ambos representantes apresentaram suas propostas no 35º CBE e deverão ser submetidos projetos para escolha da cidade por comissão ainda a ser instituída pela SBE. Há uma grande chance de Brasília ser aceita, pois já possuímos um projeto mais avançado e estruturado, além da expectativa da comunidade espeleológica, conforme foi observado durante o 35º CBE. Nesse sentido já estamos articulando uma comissão organizadora para reapresentação do projeto de modo mais encorpado.
6- Projeto CECAV: Há maior abertura para o EGB propor projetos junto ao CECAV que possam utilizar verbas provenientes de termos de compensação ambiental. Incentivamos e pedimos aos sócios para nos mobilizarmos no intuito de planejarmos e propormos projetos junto ao órgão para utilização desses recursos, para proteção das cavernas no Brasil.
7- CER x SER:
A comissão de Espeleo Resgate sofreu alteração da estrutura organizacional dentro da SBE, passando agora a ser uma Seção – Seção de Espeleoresgate – SER. Nível hierárquico superior ao de Comissão, estando submetida ao departamento espeleológico da SBE. Assim, vislumbra-se uma maior autonomia da SER.
8- Lançamento MTE: Houve o lançamento do MTE no congresso. Rodrigo e Bernardo apresentaram o livro durante o Congresso. A ideia é que a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) adote o livro como material didático referencial da escola.
9- Venda de Livros no Congresso: Foram Vendidos 04 livros do Manual de espeleorresgate e 17 livros do Manual Técnico em Espeleologia.
10- Outros relatos: Foram relatados sobre os dias de convivência do 35º CBE, necessidade do EGB apresentar seus trabalhos desenvolvidos e maior participação como grupo nos próximos congressos, dinâmica do evento, sobre a eBRe, tento o sócio Bernardo participado da formulação e sendo nosso primeiro espeleólogo nível 1 pela eBRe.
11-Sorteio: Aconteceram 04 sorteios de brindes do 35º CBE para os sócios presentes na reunião.
Ganhadores:
Macacão personalizado:Leonardo Lopes
Livro Gruta e Dolina Garapa:Adriana
Calendários Pantanal: Ligia Moraes e Rodrigo Severo.
Saudações Espeleologicas!!