Presidida Rodrigo Severo e Secretariada por Regianne Kelly
1- Proposta SER divisão de Cordas: Do simulado foram adquiridas duas cordas, uma corda de 100 m e outra de 58 m, ambas 9mm tipo B. Foi aprovada a divisão ao meio de ambas as cordas. 79 Metros de cordas para o EGB e 79 metros para a SER.
2- Uso de cordas do EGB: Rodrigo explicou ao grupo que não temos cordas pequenas para nossas saídas. Propôs que cortássemos a nova corda de 50 metros em 03 pedaços de 10 metros cada e 1 pedaço com 20 metros. Essa proposta foi aprovada por maioria presente.
3- Curso de Noções Básicas em Espeleologia: Regianne Kelly informou que o curso está confirmado para os dias 17 e 18 de agosto. Contamos com a participação e colaboração de todos. Ajudem-nos a divulgar. Maiores informações nas próximas reuniões
4- Relato Simulado: O simulado iniciou-se pela manhã do dia 12 com o acionamento de uma equipe de reconhecimento que deslocou-se até a caverna Areias, localizada no município de Unaí-MG, onde ocorreu o simulado. O SNE terminou por volta de 18:00 do dia 14, com a chegada de todos os espeleólogos na sede do EGB e limpeza dos equipamentos. Participaram do SNE 30 espeleólogos ao longo desses 3 dias, todos empenhados e muito dedicados para o exercício proposto.
Uma novidade deste simulado foi estabelecer o Posto de Comando (PC) em Brasília, ficando o Posto de Comando Avançado (PCA) próximo à entrada da caverna, estabelecendo a comunicação do local da operação ao PC. Deste modo, pela primeira vez tivemos a gestão do socorro ficando em um Estado diferente do acidente. Tal feito possibilitou a utilização de outros recursos para operação, e abre a possibilidade das operações de resgate serem iniciadas e comandadas de qualquer município, independente do local do acidente, possibilitando assim uma resposta mais rápida.
Também foram relatadas as dificuldades encontradas e as falhas do simulado, e todos concordaram ter sido um bom simulado para mostrar à todos as dificuldades de um resgate em uma caverna de maior extensão.
5- Eleições Diretoria: Em dezembro teremos eleições para nova diretoria do EGB. Vamos começar a pensar nas próximas eleições.
6- Saída dos Escoteiros: Luiz, o responsável pelo grupo de escoteiros, entrou em contato com a sócia Valda Carneiro, ficou agendado que a saída com grupo de escoteiros será no dia 31 de agosto, antes será ministrado aulas teóricas para o grupo de escoteiros no dia 17 de agosto. Maiores informações nas próximas reuniões.
7- Comemoração dos 42 anos do EGB: Regianne ficou responsável por ver alguma atividade, comemorativa para os 42 anos do EGB. Se você tiver alguma ideia por gentileza entrar em contato com a Regianne. No caso de alguma expedição, a data provável seria o feriado de 15 de novembro. Contamos com a participação e colaboração de todos.
8- Projeto Dolinas e Lagos do Nada: Edvard informou que já marcou mais de 30 pontos para serem prospectados em região próxima à Cocalzinho, vila propício e Padre Bernardo. O Rafael Grudka ficou responsável por filtrar esses pontos e trazer a proposta de saídas de campo com a finalidade de prospectar e topografar sistematicamente a região. Edvard explicou que a região é bastante promissora, com diversas dolinas e lagos.
Saudações Espeleologicas!!