Resumo da Reunião Ordinária do EGB de 13 de abril de 2021

Reunião Ordinária do dia 13/04/2021
Presidida por Rafael Grudka e Secretariada por Fabiana Ganem

  1. Divulgação da gravação da reunião do dia 30/03
    Na reunião do dia 30/03 a sócia Tetê solicitou ao presidente que deixasse gravado um trecho da reunião que abordava o plano de manejo do PETeR e após aprovação pelos demais, iniciou-se a gravação que perdurou por toda a reunião, sem que os sócios fossem novamente consultados. O sócio Paulo Arenas, assim, requisitou formalmente o arquivo de vídeo na integra. Ao receber a solicitação, o presidente consultou os demais participantes e considerou mais adequado trazer o assunto para votação nesta reunião. O entendimento é que por se tratar de uma reunião pública, qualquer sócio pode realizar a gravação, entretanto a divulgação ou distribuição deste material só poderia ser feita com a autorização dos sócios presentes. Nesse sentido, foram votadas as seguintes propostas:
    Proposta 1: encaminhar o arquivo completo contendo toda a gravação conforme solicitado pelo sócio;
    Proposta 2: liberar apenas o trecho que tinha sido acordado pelos presentes na própria reunião
    Por 4 votos foi aprovada a proposta nº 2. Houve 1 voto para a proposta 1 e uma abstenção.
  2. Projeto Histoplasmose
    A cerca de 1 ano e meio atrás, um professor da Medicina Tropical da UnB procurou o grupo para apresentar um projeto de análise de DNA de histoplasma em ambiente cavernícola. A parceria entre a UnB e o EGB está em andamento e as coletas vem sendo realizadas com a participação de vários sócios. Até agora tivemos resultado para a Gruta Dois Irmãos localizada em Brazlândia onde cerca de 50% das amostras coletadas foram positivas para DNA de histoplasma. Um relatório mais detalhado será produzido pelas duas instituições.
  3. Atualizações sobre a sede
    O sócio Adolpho solicitou a CAESB a mudança do hidrômetro. Informaram uma taxa de R$ 750 para a vistoria, mas a tesoureira Letícia não obteve informações de quais serviços estão inclusos nesse valor. O serviço tem prazo de 10 dias para ser executado e será informado por meio do email cadastrado na CAESB. Para consultar os dados de cadastro é necessário que tenha os dados fiscais do EGB (CNPJ e CF/DF). Para a CEB, o Aquino poderá fazer o serviço de mudança da cerca para facilitar a leitura pelo técnico.
    Se alguém tiver contato da vizinhança e dos serviços, pode encaminhar para a Letícia Morais.
  4. Organograma dos departamentos do EGB
    A nova diretoria apresentou uma proposta de novo organograma para reestruturação do grupo e dos departamentos. Segundo relato do Rafael Grudka, o organograma contava com muitos departamentos e vários estavam vazios e sem atividades ativas, nesse sentido, após reunião da diretoria e conversa com os sócios responsáveis pelos departamentos ativos, sobre organização dos departamentos e estrutura interna do grupo foi apresentado uma nova proposta com 7 departamentos. A ideia é ter um menor número de departamentos para que sejam de fato coordenados pelos sócios, e nesse sentido, foi feita uma nova chamada de voluntários na reunião para todos os departamentos. Alguns sócios já se voluntariaram, sobretudo os que já estavam a frente de alguma atividade/departamento.
    Pela nova proposta segue a distribuição preliminar de coordenadores e voluntários:
    1. Cursos e treinos
      Ideias e planejamento para atividades online e outras mídias para os cursos e treinamentos
      Coordenador: Newton Lavoyer
      Voluntários: Pompermeyer, Fabiana, Adolpho, Aquino, Willamy, Bernardo
    2. Projetos
      Fomentar os projetos do grupo apoiar na construção e na escrita dos projetos, além do planejamento da sua execução
      Coordenador: Fabiana Ganem
      Voluntários: Rafael Grudka, Roberto Aquino e Adolpho Milhomem
    3. Acervo
      Junção da mapoteca e da biblioteca, que é historicamente, cuidado pela mesma equipe, cuidar de todo o patrimônio de mapas e organizar os livros e todo o material (livros) que está no EGB
      Coordenador: Adolpho Milhomem
      Voluntários: Diego Veiga, Fabiana Ganem e Rafael Grudka, Roberto Aquino e Rodrigo Severo
    4. TI
      organizar informações digitais, banco de dados para organizar patrimônio, saídas, confecção de relatórios, informação sobre sócios, mapas, sites e principalmente articular plataformas e levantar as demandas para apoiar os outros departamentos
      Coordenador: Roger
      Voluntários: Rodrigo Severo, Newton Lavoyer
    5. Sede
      Gerenciar espaço, estruturar o condomínio, apresentar prestação de contas sobre o recurso arrecadado e benfeitorias na sede.
      Coordenador: Roberto Aquino
      Voluntários: Adolpho Milhomem, Fabiana Ganem
      NOTA: Foi solicitado a este departamento que em relação ao dinheiro arrecadado com as contribuições do condomínio, é necessário conversar com a contadora para organizar o caixa em relação ao recurso, criar fundo condominial para emergência.
      Foi votada a seguinte proposta, aprovada por unanimidade:
      Autonomia do departamento “sede” para aplicar o recurso arrecadado pelo condomínio, sem necessidade de votação em reunião ordinária desde que o objeto seja exclusivamente a manutenção da sede, devendo o coordenador prestar contas a tesouraria
    6. Comunicação e lojinha
      trabalhar nas redes sociais e demais mídias e organizar eventos, cuidar do marketing, e gerenciar os processos de venda, a saber, receber os pedidos e organizar uma logística de entrega, além da postagem nos correios
      Coordenador: Nicolas
      Voluntários:
    7. Almoxarifado
      Cuidar do patrimônio, realizar os inventários, organizar empréstimo de equipamentos, criar os registros, propor novas aquisições e consultar o grupo quanto a substituição e descarte de equipamentos danificados ou obsoletos.
      Coordenador: Fabio Ono
      Voluntários: Roberto Aquino.

Por fim, essa pauta será rediscutida nas próximas reuniões. A intenção é que os novos coordenadores apresentem as propostas e objetivos dos seus respectivos departamentos nas próximas reuniões, assim como apresentem resultados ao grupo como forma de transparência, dando possibilidade de que outros sócios se interessem e passem a integrar os departamentos e/ou as atividades relacionadas. Os coordenadores também têm a função de convidar as pessoas diretamente caso ache necessário. Além das coordenações vagas, ainda existem departamentos sem quantidade suficiente de voluntários, neste sentido, novas chamadas para voluntários será feita ao longo dos próximos dias.
Ainda no âmbito do processo de reestruturação do grupo e da nova diretoria, por solicitação do presidente Rafael Grudka foi aberto chamado para um novo delegado que represente o EGB na SBE. Se voluntariaram os sócios Adolpho Milhomem e Fabiana Ganem que foi eleita como nova delegada do grupo e já representará o EGB na assembleia da SBE que ocorrerá no dia 24/04/2021 em plataforma online.

  1. Auxílio ao GREGEO
    Tulio entrou em contato com os sócios Newton e Aquino pedindo apoio do EGB para ministrar o módulo de segurança no mini curso de noções básicas que ocorrerá no próximo sábado, dia 17/04 via plataforma online (convite em anexo). Os sócios Newton e Rodrigo Severo aceitaram participar do curso como instrutores, preparando material didático. Esse curso marca uma nova fase de parceria entre o EGB e o GREGEO já que além da participação neste curso, há intenção de promover a participação conjunta em atividades espeleológicas no DF. A participação no EGB no curso e a reafirmação da parceria entre os dois grupos foram votadas e aprovadas por unanimidade.
  2. Proposta de criação de um GT revisão de investimento e aplicações
    No relatório 2020 o Conselho Fiscal do EGB fez a seguinte recomendação — criar um grupo de trabalho para planejar a curto, médio e longo prazo, objetivos para aplicação dos investimentos do EGB, considerando prioridade de compra, estratégia e planejamento para a compra da sede para o grupo, alocação de recursos, e aplicação de verba em fundos e projetos, além de e avaliar outras estratégias financeiras para o grupo — como forma de apoiar esta recomendação e a tesouraria na tomada de decisão em relação aos temas propostos, optou-se por criar um Grupo de Trabalho para esta finalidade. A proposta de criação do GT foi votada e aprovada por unanimidade, entretanto, por estar pendente de voluntários. Esse assunto retornará para a pautas nas reuniões futuras para novos encaminhamentos.
  3. Proposta extra votada em urgência
    Sócio Edvard trouxe para a reunião uma proposta a ser votada pelo grupo, que consiste no apoio do EGB apoia à candidatura do PETeR como patrimônio natural geológico da humanidade, no âmbito da UNESCO. O sócio explicou que serão aplicadas as logomarcas dos grupos parceiros em todo o material de divulgação desta proposta que foi votada e aceita por unanimidade.