Resumo da Reunião Ordinária do EGB de 20 de abril de 2021

Ata da Reunião Ordinária 20-04-2021

Presidido por Rafael Grudka e secretariado por Newton Lavoyer

Presentes: Adolpho, Bernardo, Daniel Biagioni, Diego, Aquino, Edvard, Pomper, Letícia Moraes e Rodrigo

Treinos

Rodrigo propõe um novo formato de treinos para pandemia com menos pessoas, 2 a 4 espeleólogos e de iniciativa pessoal. Edvard se manifestou contrariamente a qualquer atividade presencial nesse momento. Adolpho afirmou ser possível fazer as atividades com poucas pessoas desde que não incentivada, mas que fosse permitida a atividade. Pompermayer sinalizou com a intenção de se gravar vídeos de manobras, Newton incentivou a proposta e se dispôs na ajudar na iniciativa. Bernardo alertou para se as atividades seriam pessoais ou do grupo. Edvard quer que o grupo não recomende as atividades de treino Adolpho relatou que existem várias atividades na quadra da sede e não haveria problemas dos treinos serem realizadas na sede. Letícia se manifestou dizendo que os decretos governamentais devem ser respeitados, mas que fora isso não haveria problemas em realizar os treinos. Grudka alertou para a diferença de nossa atividade para as outras atividades que são feitas nas quadras da sede. O grupo não recomenda, nem incentiva os treinos nesse momento, o uso da sede para treinos não está autorizada, mas quaisquer sócios podem fazer empréstimo de equipamentos. O grupo alerta que caso essas atividades sejam feitas por sócios de forma individual ou coletiva que os protocolos sanitários sejam observados. Tais atividades não serão consideradas atividades do EGB. Tal orientação será revista quando as condições se modificarem ou o grupo considerar necessária de revisão.

Site

Rodrigo relatou que o sócio Roger entrou em contato e se retirou da administração e dessa forma ele ficou como administrador temporário do site. Foram criados usuários administrativos para a presidência e tesouraria. Os links do pague seguro foram recriados pela letícia. Rodrigo atualizou o software base do site que estava desatualizado. Roger fez o pedido para trocar o administrador do serviço de hospedagem para a presidência para que se possa verificar o envio de e-mail do site que não está funcionando. Adolpho alertou para se preencher o cargo de secretário para ajudar nas tarefas de alimentação do site.

CBE

Edvard informou que foi prorrogado a vigência do contrato de apoio da Vale ao CBE até o ano vem.

GT e revisão das aplicações

Letícia revisou as recomendações do CF passado e dentre elas a recomendação de criação do GT para auxiliar a tesouraria. Observou a necessidade de revisão das tarifas que estão com custo muito alto e também a necessidade de apoio para fazer essa revisão. Foi criado o GT preliminarmente com os sócios Adolpho, Pompemayer, Newton e qualquer sócio pode se voluntariar a ajudar o grupo. Letícia observou a questões relacionadas a máquina do Pague Seguro e a utilização do Pix. Adolpho propôs a compra de um celular institucional para a tesouraria do EGB para lidar com bancos digitais, para pagamento via pix.

GT de revisão do Estatuto

Grudka expôs que o grupo já foi criado em reunião passada com os sócios Fabi, Rodrigo, Gilnei e Grudka como coordenador. Aquino se voluntariou a compor esse grupo. Será feita chamada no grupo do Whatsapp para que outras pessoas possam também se voluntariar.

Caverna MaxiCal

Grupo Votorantim entrou em contato pedindo coordenadas da caverna baseada em livro que contem trabalho do EGB em relação a MaxiCal. Adolpho sugeriu um campo para fazer a validação da posição da caverna e propôs também oferecer a Votorantim projeto pelo EGB para mapear e fotografar caverna caso ainda exista. Tudo depende da demanda da Votorantim e aguardasse novo contato. Adolpho foi escolhido para fazer as tratativas com a mineradora.

Informes da tesouraria

Contas da Ceb (leitura dia 8) e Caesb (leitura dia 7)

A autoleitura da Caesb pode ser realizada em até 3 dias antes da data prevista – no processo de transição da tesouraria as datas de leitura foram perdidas e as contas vieram pela média das leituras. O departamento responsável pela sede está verificando a mudança do hidrômetro e adaptação da cerca onde se encontra o relógio da CEB para que as leituras sejam feita sem a necessidade da entrada do profissional responsável.

Informes do PETeR

Edvard foi acompanhar as audiências públicas do PETeR, o governo de GOIAS fez a adesão . A secretaria de meio ambiente, SEMAD, aprovou o plano de manejo elaborado em 2003 e contratou empresa para revisão desse plano. O BNDS contratou empresa para modelamento econômico. SEMAD está utilizando verbas de compensação ambiental. A empresa contratada para o plano de manejo espelologico comprou mapas do grupo Bambuí, mas os mesmos não tem detalhamento. SEMAD se comprometeu a fazer workshop técnico com os grupos a respeito do Plano de manejo espeleologico. Estão sendo realizados o Plano de Manejo do Parque, sua revisão, plano de manejo espeleologico de 13 cavernas pela SEMAD e o modelamento economico pelo BNDS para análise de futura concessão.