Resumo da Reunião Ordinária do EGB de 30 de março de 2021

Reunião ordinária do EGB em 30/3/21, iniciada as 19h15, presidido por Rafael Grudka e secretariada por Edvard Dias, com a presença de Regianne Kelly, Rodrigo Severo, Roger, Leticia Moraes, Adolpho, Newton, Fábio Ono, Fabiana, Ana Coelho, Diego Vega, Bernardo Bianchetti.

Sobre o 36º CBE, a comissão organizadora está readequando os prazos e fazendo acertos com os fornecedores para conciliar com a nova data do evento, transferido para 2022. Trabalho igual será feito para as mesas redondas e minicursos.

Em Audiência pública de 24/3/21 sobre a aprovação do Plano de Manejo do PETER, elaborado em 2003, a SEMAD-GO avisou sobre sua futura aprovação por portaria, a ser publicada em breve, já confirmando o início da revisão após publicação, em especial para a redução da zona de amortecimento, o que foi questionado por vários presentes, inclusive Ministério Público. Do grupo participaram como comunidade os sócios Newton e Paula Rocha. A audiência pública está disponível em: https://fb.watch/4wKXNod6c8/. O Plano de Manejo do PETER (2003) está disponível em: https://www.meioambiente.go.gov.br/files/2Plano_de_Manejo_peter_final.pdf . O abaixo assinado da comunidade de São Domingos pedindo clareza no processo está disponível em: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR118819&fbclid=IwAR1iFN6tKHJfdtuWo6qZ9vfQMeg64xo1NqpyEMzNoCTsnHIt3liQm9xcYoc

O BNDES já contratou um consorcio (PLANTUC) para fazer a modelagem dos projetos inclusos no programa de concessões de unidades de conservação estaduais e federal. Em Goiás estão inicialmente inclusos os parques de Serra de Caldas, Terra Ronca e Altamiro Pacheco. O contrato com o termo de referência do serviço está disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/e3ef0533-7226-41b1-8b2f-b0e48d417ab8/Contrato+OCS+005_2021+Bloco+2.pdf?MOD=AJPERES&CVID=ns6-YBQ

Grudka informou sobre o pedido de renúncia do vice-presidente Kariel, feito no grupo de gestão no dia 17/3, e a renúncia da Tesoureira Regianne, no dia 28/3. Foi convocada Assembleia Geral Extraordinária para preenchimento das vagas, a realizar-se dia 06/4/21, com primeira chamada às 19h.

A Regianne esclareceu que sua renúncia foi realizada pedindo dois dias de prazo, suficientes para organizar as pastas, contas de e-mail em desuso, acessos e preparar a transição da tesouraria ao sucessor. Esclareceu que houve, inadvertidamente, durante este processo a reinicialização do sistema que acabou por cancelar a senha de vários acessos, incluindo a da presidência e a da tesouraria. Relata que não deu causa proposital ao problema e que avalia precipitada e injusta a atitude da presidência, após restaurar os acessos, de suspender seu acesso à conta da tesouraria, agravado por um texto que lhe pareceu acusatório.

Grudka explicou que, frente à aparente invasão do sistema por terceiros, realizou o bloqueio para evitar que o ataque de segurança pudesse se alastrar. Para isso consultou antes sócios com experiência em tecnologia de informação.
Edvard manifestou que as explicações dadas por ambas as partes eram, a seu ver, suficientes e propôs o reestabelecimento do acesso da Regianne para continuidade da preparação da transição.

Newton pediu esclarecimento sobre a inexistência de aviso anterior à presidência de que seria feito o saneamento de contas e senhas e Regianne esclareceu que a comunicação estava ruim e acabou não ocorrendo.

A partir desse momento, a Regianne não estava mais na reunião e a pauta seguiu, portanto, sem suas observações.
Rodrigo esclareceu que, não é possível avaliar se os procedimentos foram acidentais ou não, e que os logs do google indicam que as movimentações provieram da conta da Tesouraria.

Roger colocou que se deve, como boa prática, sempre avisar aos outros quando for fazer mudanças maiores nas estruturas das contas, para evitar mal-entendidos.

Adolpho pediu para registrar que não viu teor acusatório na mensagem colocada pelo Presidente quando da suspensão do acesso.

Newton colocou que em sua opinião o reporte colocado pela Presidência foi pertinente e corretamente feito e que reforça a necessidade de que os usuários sejam avisados anteriormente quando da troca de senhas. Sugere verificação para esclarecer o ocorrido no sistema e posterior nota sobre o ocorrido. Fabiane informou que acompanhou o início da averiguação no dia e esclareceu que o acesso cortado foi inicialmente o de superadministrador. Vê como acertada a decisão adotada. Grudka informa que depois foi retirado todo acesso da conta Tesouraria.

Rodrigo acha ruim a exclusão de senhas durante uma transição e que um comitê pode propor procedimentos para a transição dos acessos, de modo a preservar os conteúdos e instruir diretorias futuras.

Diego concordou que os esclarecimentos dados já haviam sido suficientes e recordou que o EGB possuía bom clima e que atualmente está muito ruim. Pediu que considerem, também, o lado humano das pessoas e busquem uma boa comunicação no grupo, evitando magoar ainda mais as pessoas. Apela para que o EGB volte a ser um lugar amigável, sem estes solavancos.

Newton recomendou atenção aos procedimentos técnicos e que se tenha cuidado ao fazer modificações que envolvam segurança de plataformas, principalmente se não possuir o conhecimento necessário, buscando ajuda para tal.

Iniciado a discussão dos encaminhamentos, todos os presentes aprovaram por unanimidade o reestabelecimento do acesso da Regianne à conta da Tesouraria.

Aprovou-se por unanimidade consultar todos os sócios que acompanharam a ocorrência do alerta de segurança para tratar da necessidade de verificações adicionais.

Definiu-se por unanimidade que a Diretoria e o Departamento de TI trabalharão para propor procedimentos de transição nos aspectos que envolvem TI. Já se prontificaram para o Departamento de TI, Roger, Newton, Fabiana e Rodrigo.

A reunião foi encerrada as 21h20.